Histórico da Companhia e Trajetória do Espetáculo AMANHÃ É NATAL

O Núcleo Teatral III Sinal, fundado em 2007, iniciou suas atividades em 2008, após detalhada pesquisa de textos, com a produção de AMANHÃ É NATAL de Mario Viana. Formado por atores com longa trajetória nas artes cênicas, especialmente o teatro, passou a existir e prospecta sua continuidade apoiado no desejo de trazer à tona os paradoxos da comunicação humana, montando textos de autores contemporâneos que abordem uma profunda reflexão sobre o homem atual, com um olhar pautado nas pequenas coisas do cotidiano. Nesta comédia de Mario Viana o Núcleo encontrou esse potencial, pois ela vem falar de como se comporta um casal de aposentados da classe média brasileira, sua hipocrisia, seus preconceitos, o desamor nas relações familiares.
Cabe citar a crítica de Ferdinando Martins, quando da estréia e temporada no Teatro Imprensa em 2009, especial para o site Aplauso Brasil:
“ Há nos textos de Mario Viana uma sofisticada carpintaria que mereceria ser estudada pela geração mais nova. E AMANHÃ É NATAL não foge a essa regra. Em meio a experimentalismos falsamente chamados de pós-dramáticos, textos sem conflitos e personagens que não evoluem, é um alívio e um deleite ver no palco uma peça bem acabada, agradável e rica em detalhes. O espaço da criação fica por conta da observação do cotidiano feita pelo autor, que nele descobre nuances do comportamento humano ofuscados pela polidez e civilidade."
A montagem de AMANHÃ É NATAL foi possível graças ao projeto Vitrine Cultural do Centro Cultural Silvio Santos em São Paulo/SP, programa voltado à formação de público, “ importante e raro num espaço privado” (Beth Néspoli no Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo). AMANHÃ É NATAL foi um dos 12 projetos selecionados entre 409 projetos inscritos no Vitrine Cultural, que contou com a curadoria de Kil Abreu e Valmir Santos, ambos jornalistas. A estréia ocorreu em 09 de junho e realizou 3 meses de temporada no Teatro Imprensa de junho a agosto/2009.
Logo após a estréia, AMANHÃ É NATAL teve classificação *** estrelas na Revista Veja/SP
Ainda neste período, no mês de agosto, foram realizadas apresentações em Barueri/SP. Uma no teatro Municipal, platéia lotada, 600 lugares, público diversificado. E duas no auditório do Parque da Maturidade, 250 lugares, também com lotação esgotada.

Nenhum comentário: