MARCELLO AMALFI – Trilha Sonora

Formação
Foi aluno de Paulinho Nogueira, Naomi Munakata e Abel Rocha
Graduou-se Bacharel em Música pela FAAM (2001).
Foi Aluno especial no Curso de Pós-graduação em música do IA da UNICAMP sob orientação da Profa. Helena Jank e do prof. Cassiano Barros (1º semestre de 2008).
Atividades Atuais
CANELLA BIG BAND: Fundador (2004), Dir. Artístico, Arranjador e Regente.
CULTURA INGLESA SP: Coordena oficinas de musicalização dentro do projeto escola da família; é o criador (desde 2005 até o momento) e coordenador do projeto BRIT POP CHOIR (corais de musica pop em inglês) na Cultura Inglesa.
FUNARTE: É coordenador das oficinas de Trilha sonora e sonoplastia do Centro de Aperfeiçoamento teatral (geografia da palavra).
Premiações
Em 1997 foi eleito pela revista “Guitar Player” um dos 200 músicos mais importantes do Brasil.
Ganhou o prêmio de Melhor trilha sonora de longa-metragem no festival de cinema do Recife (2008) com a trilha do filme " Nossa Vida Não Cabe num Opala" de Reinaldo Pinheiro.
Trabalhos Recentes
INTERPRETES QUE GRAVARAM SUAS CANÇÕES: Zeca Baleiro (João, 03/2008); Gero Camilo (Dote03/2008) Vanessa Bumagny (Maria, 03/2008); Alaíde Costa (Meu Nome é Maria, 03/2008).
CINEMA: Longa metragem: Nossa vida não cabe num opala (Reynaldo Pinheiro - 2008)*** vencedora do prêmio de melhor trilha de longa-metragem no festival de cinema do Recife.
TELEVISÃO: Vou-me (Georgete Fadel - TV Cultura, maio 2008); A noiva (Rodolfo Garcia Vasquez - TV Cultura, março 2008); Vento nas Janelas (Rodolfo Garcia Vasquez - TV Cultura, fevereiro 2008).
TEATRO: Os Possessos (Dostoiévski, adap. e direção Antonio Abujamra- julho 2008); Zé Mané, Prima Zé e Outros Zés Tuna Serzedello - Dir. Soledad Yunge); Don Juan (Molière, adap. Celso Frateschi dir. Roberto Lage); Catadores (Claudia Vasconcelos, dir. Jairo Mattos); Caça aos Ratos (Peter Turrini, dir. Roberto Moretho); O Santo Parto (Lauro César Muniz, dir. Bárbara Bruno),
CONVERSA DE BANDAS: Luther College Big Band (EUA) & Canella Big Band (Funarte, 23/05/2008).
Trabalhos Publicados
Publicou lições e transcrições de música em revistas especializadas (Guitar PLayer e Cover Guitarra).
É autor do livro “CANELLA” - método de arranjo para violão solo e alfabetização musical - Secretaria de Cultura - Pref. da Cidade de São Paulo (2004).
Publicações Artísticas
Trilha composta para a peça “O Santo Parto” de Lauro Cesar Muniz, dir. Bárbara Bruno (2007).
Livro Falante: Trilha para o volume "Fernando Sabino na voz de Ivam Cabral" (julho 2008).
Atividades Didáticas
Projeto Brit Pop Choir (coral em inglês) na Cultura Inglesa SP (desde 2003 até o momento).
Cursos de musicalização em inglês dentro do projeto Escola da Família (convenio Cultura Inglesa e Governo do Estado de São Paulo) (desde 2005 até o momento).
É coordenador das oficinas de Trilha sonora e sonoplastia do Centro de Aperfeiçoamento Teatral da FUNARTE (desde março 2008 até o momento).
Foi coordenador de Big-Bands no projeto CEU da prefeitura de São Paulo (2003/2005).
Outras Realizações
Já trabalhou com Gilberto Gil e Maria Bethânia; Elba Ramalho, Dominguinhos e Alceu Valença; com os corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo, com a Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da UNESP, Sinfonia Cultura, entre outras, ao lado de renomados maestros como em Buenos Aires, Argentina, com Ariel Ramirez (compositor da Missa Criolla) .
Já compos para as mais variadas formações, desde uma "Suíte Brasileira pa Violão solo" até uma "Fantasia para balé, coro, orquestra de cordas, grupo de percusão e big band". Escreveu duas óperas: “Amalfi em Pessoa”, baseada nas quadras do poeta Fernando Pessoa, e “Aul, lós e o canto de Etoioc”, uma fábula musical medieval.
Projetos em Andamento
Está compondo a ópera buffa “Este Ovo é Um Pinto” sobre um texto especialmente escolhido pelo autor Lauro César Muniz e pela dir. Barbara Bruno.
Compôs a trilha sonora para a peça Miranda e a Cidade (Aimar Labak dir. Rodrigo Matheus - Cia. circomínimo) que estreou no SESI em agosto de 2008.
Trilha sonora da peça “Amanhã é Natal”.